7 Atitudes

 

As 7 Atitudes e % da População Mundial

Prisma por onde vemos a vida

As 7 Atitudes - Ponto de Vista da Vida
Espiritualista  -  Idealista  -  Realista
Pragmático
Cínico  -  Céptico  -  EstóicoEspiritualista.htmlIdealista.htmlRealista.htmlPragmatico.htmlCinico.htmlCeptico.htmlEstoico.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6
7 Papéis - 7 Metas - 7 Modos
7 Atitudes
7 Desafios - 7 Centros - 7 Corpos7_Papeis.html7_Metas.html7_Modos.html7_Desafios.html7_Centros.html7_Corpos.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6

    As 7 Atitudes são:


  1. 1. -             Espiritualidade.

  2. 2. -             Idealista.

  3. 3. -             Realista.

  4. 4. -             Pragmático.

  5. 5. -             Cínico.

  6. 6. -             Céptico.

  7. 7. -             Estóico.






A primeira coisa que quero falar com referência a “atitude” é que o Michael usa o termo como uma palavra neutra... isto faz sentido, porque atitude pode ser positiva e pode ser negativa, isto é, ela pode ser positiva ou negativa - a pessoa pode ter uma atitude boa ou ruim.

Mas para falar a verdade, no contexto que Michael usa a palavra, foge quase completamente do sentido do dia a dia... alias isto é verdade para a maior parte das camadas, que compõe o grosso do seus ensinamentos.

Atitudes, dentro deste sistema simplesmente significa:


“O Prisma ou o ponto de vista  por onde vemos a vida”.


Basicamente a atitude determina a nossa perspectiva de vida. A atitude influencia mais o centro intelectual da personalidade,  e os nossos pensamentos afetam o nosso centro emocional que por sua vez pode controlam o nosso centro energético.

A atitude é também de importância crucial. A pessoa que usa o polo positivo das atitudes (veja o gráfico acima) terá a tendência de permanecer nos pólos positivos das outras camadas. Uma atitude positiva pode até neutralizar os desafios do dia a dia.

É interessante que a palavra ‘atitude’ em si, potencialmente tem um significado totalmente ao contrário nos EUA do que se tem no Brasil. Por exemplo, quando a gente diz que a pessoa tem atitude ou precisa “tomar” uma atitude, a implicação (no Brasil) é positiva. Nos Estados Unidos, quando a gente fala que tal pessoas tem uma atitude, normalmente se entende que ela tem  “uma má atitude”  - e que tem que ser corrigida.

Este sistema do Michael encoraja os indivíduos em permanecer no polo positivo de cada atitude, para evitar  ficar “atolado” ou preso em um padrão improdutivo.

Pelo fato das nossas atitudes terem um impacto direto no nosso modo de pensar, o intelecto  é o melhor lugar para aprimorar as nossas atitudes.

Uma pergunta sempre aparece: Qual é a melhor atitude entre as 7 que ensinamos. Na verdade, nenhuma é melhor ou pior do que a outra... pois como já falei acima, a atitude em si, é neutra... que polo escolhemos é que vai fazer a diferença.

A atitude é a perspectiva primária: Da postura ou do ponto de vista da onde vemos as coisas que acontece ao nosso  redor, é a forma que decidimos o que fazer. Ela nos ajuda a formar conceitos sobre o que esta acontecendo.

O significado das Atitudes.

  1. 1.Por que existem 7 atitudes em vez de apenas “um ponto de vista” para todo mundo. As coisas seriam bem mais simples..não? - Possivelmente sim... mas também bastante chato - como comida sem tempero.  Vamos ver alguns pontos:



  1. 1.  A atitude é um modo intelectual de se ver o mundo, com                   um toque de emoção. Pessimismo ou otimismo... agora sim, colocamos um pouco de sal e pimenta na receita, um pouco de tempero - com o potencial de atingir-nos por dentro e por fora.

A nossa Essência arma situações que nos leva ao fracasso,  e a falha nos facilita a aprender mais sobre o poder da atitude.  A atitude reflete os conceitos que carregamos. Estes conceitos mexe com as nossas emoções ocasionando as nossas ações.

As atitudes são as que mais se alteram através da nossa vida - começando pela nossa infância (inocência) até a nossa velhice (sabedoria). O propósito da vida é nos revelarmos a nósAtitudes são os veículos que demonstram as nossas diferenças. Dez pessoas com atitude de idealista, podem ver o mundo de 10 formas diferentes, dependendo das outras camadas (metas, modos, centros etc.). Existe uma infinidade

mesmo, um processo que muda como vemos as coisas.

  1. 2.Atitudes são os veículos que demonstram as nossas diferenças. Dez pessoas com atitude de idealista, podem ver o mundo de 10 formas diferentes, dependendo das outras camadas (metas, modos, centros etc.). Existe uma infinidade de combinações e permutações de idealismo, etc.

  2. 3. Se víssemos o mundo do mesmo jeito... bem, seria excruciante e maçante. Tendo multiplo ponto de vista, nos assegura que cada um de nós, no nosso próprio jeito, investigamos os mundo através do nosso prisma. Deparando com a mesma situação, cada um de nós faremos uma avaliação diferente, refletindo a nossa evolução.


E por último... o tema de cada atitude:

 

Gisele Bündchen