Os 7 Centros

 

O Que são os Centros ?


Os nossos Centros indicam como nós interagimos com os resto do mundo. Não passamos por nenhuma experiência “fora” dos nossos centros. Eles são o “médium” por onde a Essência adquire as experiências do plano físico.

Apesar de existir 7 Centros, as pessoas normalmente operam de um dos três centros ordinais:


Intelectual; Emocional; Energético.


No entanto, quero adicionar que todos temos acessos à todos os centros, particularmente os três acima. O quarto, o Centro Instintivo, usamos mais inconscientemente, no nosso dia a dia, a não ser em caso de perigo, quando o ativamos imediatamente.  


Os três centros superiores ou cardeais (intelectual, emocional e energético) são muito pouco usados, no momento, pelos Seres Humanos, a única exceção é o centro energético, que conseguimos atingir com mais facilidade. Mais sobre isto, quando formos falar sobres estes Centros Superiores.

Uma pequena descrição será dada sobre cada centro, as partes de cada centro e as suas armadilhas que nos mantém “atolados” dentro daquele centro. Vamos cobrir sugestões de como nos livrar destes “atolos” e voltar a funcionar com equilíbrio.


Focos:

Intelectual Superior:    Verdade Pura.

Emocional Superior:   Amor Incondicional.

Energético Superior:    Beleza - Integração.

                                       ( Senso de maravilha; Conexão sexual).

Instintivo: Sobrevivência:

(Respiração, Circulação;Digestão; Funções dos órgãos; Manutenção do corpo)

Intelectual:    Pensar     (falar; conceitos; raciocínio; analisar).

Emocional:    Sentir      (paz, alegria; tristeza; raiva, frustração).

Energético:    Agir    (correr; andar; brigar; passear; nadar, exercitar)


As experiências adquiridas em cada vida depende de como usamos os nossos centros dentro do contexto das camadas (overleaves) que escolhemos para aquela vida (Metas, Modos, Atitudes, Desafios e os Tipos de Corpos).

A nossa personalidade tem uma certa preferencia de como usar estas camadas inclusive os centros, mas não está “presa”a nenhuma delas. como mencionei acima “temos acesso à todas as camadas”.

Ter dificuldade em entender as funções dos centros pode ser o produto da nossa própria preferência. Por Exemplo; Uma pessoa que escolheu o centro intelectual pode não entender muito bem porque outras pessoas são tão “emocionais” ou vice versa.

Nossos preconceitos derivam do centro escolhido e dos rejeitados. Se nós nos colocarmos nos “sapatos” dos outros, ou seja, se ampliarmos os nossos conhecimentos dos outros centros (não escolhido) aumentaremos a nossa compreensão e compaixão.

Os Centros não são como as outras camadas. Em primeiro lugar, quando estamos  em “equilíbrio” significa apenas que estamos tendo acesso a  todos os centros de uma forma “equilibrada” e “apropriada”.

Com as outras camadas, escolhemos uma  camada e o polo oposto da outra ao longo do eixo,  quase que exclusivamente, ou se escolhemos uma neutra, escorregamos para qualquer outro lado.

A Essência escolhe um dos centros como favorito, durante uma vida (exemplo: emocional) para desenvolver aquele centro naquela vida, mas na próxima, pode escolher outro centro para desenvolver aquele (Exemplo: Energético). A idade da alma tem relevância com a escolha do centro, mas esta escolha na está escrito na “pedra” - talvez poderia dizer que está escrito “a lápis” caso precisamos “apagar” e mudar de centro para atingir melhor equilíbrio - livre escolha está sempre em operação.

Centros e as relações com a idade da alma.

Neném: Instintivo.

Criança: Intelectual e Emocional (estágio inicial)

Jovem: Energético e  aciona  o Intelectual

Madura: Aprimora o Emocional.

Velha: Integra todos os centros para o uso simultâneo ou mais apropriado.


O Centro primário é determinado pelo centro que usamos de acordo com que a situação exige. Por exemplo: Em uma briga, vamos dar preferência ao energético e ao emocional, à custa do intelectual, que se tranca. Em outras palavras: ficamos puto da vida primeiro, damos uma  “porrada” logo após e analisamos a situação depois que o estrago já está feito.

Se uma pessoa responde a uma situação com as emoções primeiro e age segundo, se diz que esta pessoa é “emocionalmente centrada - e age da parte energética do centro emocional (ver partes dos centros).

Quando usamos demais um centro (talvez por hábito) em reação a uma situação - corremos o risco cair na armadilha.




Relacionando os Centros com os obstáculos.

Os Obstáculos mantém um certa relação com os Centros e as suas partes - causando o que se chama de Armadilhas.

O gráfico abaixo mostra as relações dos Centros com os obstáculos, e com a sua possível  armadilha dentro das partes dos Centros.



Pólos  Positivos e Negativos dos Centros Superiores:

No Centros mais elevados, os pólos negativos representam uma banda mais estreita da nossa ciência consciente das nossas experiências. Os Pólos Negativos dos centros superiores nos deixam com uma boa sensação o que não é o caso dos pólos negativos dos centros inferiores.


 

Um Prisma diferente para ver os 7 tipos de Centros

Percentagem do Planeta Terra não está disponível

Os 7 Centros são:                            Focus

  1. 1. - Intelectual Superior.                “Eu Sei”

  2. 2. - Emocional Superior.                “Eu Amo Incondicionalmente”

  3. 3. - Energético Superior.                “Somos todos UM

  4. 4. - Instintivo.                                 “Eu Existo”

  5. 5. - Intelectual.                               “Eu Penso”

  6. 6. - Emocional.                               “Eu amo Condicionalmente”

  7. 7. - Energético.                              “Eu ajo”

7 Papéis - 7 Metas - 7 Modos
7 Atitudes
7 Desafios - 7 Centros - 7 Corpos7_Papeis.html7_Metas.html7_Modos.html7_Atitudes.html7_Desafios.html7_Corpos.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6
 
Os 7 Centros: Ponto das Ações e Reações

Intelectual Superior - Emocional Superior - Energético Superior
Instintivo
Energético   -   Emocional   -   Intelectual

Partes  & Armadilhas do CentroIntelectual_Superior.htmlEmocional_Superior.htmlEnergetico_Superior.htmlInstintivo.htmlEmocional.htmlEmocional.htmlIntelectual.htmlPartes_%26_Armadilhas.htmlshapeimage_3_link_0shapeimage_3_link_1shapeimage_3_link_2shapeimage_3_link_3shapeimage_3_link_4shapeimage_3_link_5shapeimage_3_link_6shapeimage_3_link_7
Parte Intelectual dos Centros
Parte Emocional  dos Centros
Parte Energética dos  Centros
Parte Instintiva dos  CentrosParte_Intelectual.htmlParte_Emocional.htmlParte_Energetica.htmlParte_Instintiva.htmlhttp://livepage.apple.com/shapeimage_4_link_0shapeimage_4_link_1shapeimage_4_link_2shapeimage_4_link_3


Os
Centros
Superiores
Verdade
Amor
Energia
Intelectual Superior
Emocional Superior
Energético Superior