Ator

 

O Ator ou Sábio


Polo Positivo: Comunicação, expressivo, disseminação                                  

Polo negativo: Verbosidade, Tagarela, Super dramático                                                                                                 

Eixo: Expressão                                                        

Posição: Cardeal ou Exaltada                            

Freqüência: Alta

Cor: Azul

Percentagem no Mundo: 10 %

Número correspondente aos Papéis: 5



O Papel de “Ator”

As vezes, eu uso a palavra “Sábio” em vez de Ator.


O Sábio pode ser comparado com o  Ator ou o Professor, no sentido que todos tem como focos “Educar”, de preferência um grupo de pessoas através de uma audiência ou uma classe de alunos. Neste ponto, ele também tem muito em comum com o Padre, só que esta educação pode não ter nada a ver com um tópico espiritual, mas sim com as coisas práticas da vida do dia a dia. Imagine uma ópera,   uma peça de teatro ou mesmo uma novela que tem como tema “como o amor vence o ódio”  tipo Romeu e Julieta. Como todos sabem, esta historia tem a ver com duas famílias que tinham uma vendetta que já durava varias gerações, e só se resolveu quando o rapaz de uma família se enamorou com a moça da outra família. O Amor venceu uma briga que a esta altura ninguém se lembrava mais qual foi a razão da desavença.


Polo Positivo


Disseminação: O Sábio, como o Ator ou o Professor  gosta de disseminar informações. Ele é muito perceptivo  as vezes até um pouco dramático. Freqüentemente muito bem informado e inquisidor. Bem educado e preciso, fala bem e sabe usar as palavras para conseguir alvejar a meta como exatidão.  Tem também um ótimo senso de humor, brincalhão e inerentemente acredita que nós todos temos o potencial para conquistar os nosso sonhos por mais impossível que pareçam...  e nos divertir no processo. O seu Lema parece ser que a vida é  uma jornada não um destino.

                                

Polo Negativo


Tagarela e Melodramático:  Verbosidade é o seu “calcanhar de Aquiles”.  No Polo Negativo, o Sábio se perde no meio de tantas palavras, deixando os ouvintes confusos e sem interesse. Dona Marócas seria um ótimo exemplo: Mexeriqueira e “que Deus me perdoe... mas você ouviu o que estão falando da mulher do vizinho? Credo em Cruz...”. É enganoso, chato, fuxiqueiro e empurra informação garganta a dentro (dos outros) mesmo que incorreto.  Queira ou não queira, as vezes a gente tem que agüentar e sorrir.

                                                                                                

Eixo da Expressão


Expressar é o centro forte do Ator. Ensina através da palavra e com a linguagem do corpo. Ação ou movimento não é intrínseco e as vezes lhe falta inspiração. Mas ninguém bate no Ator quando o tópico é comunicação.

                                                     

Posição Cardeal ou Exaltada.


Como mencionado acima, a Posição do Ator é Cardeal ou Exaltada. Isto porque de preferencia, Ele prefere se dirigir ao uma audiência ou platéia, ao contrário do seu oposto, o Artesão que tende a ser mais solitário ou “Ordinal” mas como o Artesão, o Ator e bem criativo.  Palestradores, atores, professores são outros exemplos de pessoas que se sente bem perante uma platéia ou grupos, se bem que nem todos são necessariamente “Sábios”. 

                         

Freqüência


Freqüência alta, prefere aprender suas lições rápidas e seguir em diante na evolução espiritual. O Planeta Terra, sendo uma dimensão mais sólida, não é lá muito atraente para o Sábios. Eles preferem subir para outras dimensões o quanto antes possível. Dente ponto de vista, eles são bem parecidos com os outros Papeis fluidos, como o padre, artesão ou o servidor.


Sábios e Famosos


Dercy Gonçalves, Lawrence Olivier, Richard Burton, Charlie Chaplin, Grande Otélo, Jô Soares, Rei Luiz XIV, Groucho Marx, Carmen Miranda, Nero, Rajneesh, William Shakespeare, Sinbad. Frank Sinatra, Sócrates. Augustus Caesar, Aristotle, Howard Dean, Howard Stern, Michael Moore, Jennifer Aniston, Peter Ustinov, Quincy Jones, Joan Cussack, Steve Martin, Whoopi Goldberg, Jackie Chan, Gerard Depardieu, Tony Robbins, Werner Earhardt, Charlie Chaplin, Alan Alda, Lilly Tomlin, Bill Murray, Bette Midler, Bill Cosby, Tom Hanks, Lucille Ball, Billy Crystal, Mikhail Gorbachev, Ronald Reagan, Bill Clinton, Kate Hudson, Goldie Hawn, William Shakespeare, Pepe, Jay Leno, David Letterman, Bob Hope, Chris Rock, Sarah Jessica Parker, Meg Ryan, Diane Keaton, Robin Williams, Jack Nicholson, the Dalai Lama, Franklin Roosevelt, Rush Limbaugh








Note: O uso da palavra “Sábio” é uma tradução direta da palavra “Sage” usada por Michael em inglês. Sage, usado neste contexto, significa uma pessoa que tem um Saber aprofundado em um ramo do conhecimento; instrução, cultura vasta e variada. No polo positivo, ela gosta de difundir ou ensinar os conhecimentos e lições práticas que a vida oferece. Um exemplo seria o ator de teatro, usando o “drama”  como veículo, para expor a “moral da história” para a platéia.

Shirley MacLaine
Mikhail Gorbachev
Cary Grant
Roger Moore
 
  Os  7 Papéis:- O “SER”  Primário
Padre - Ator - Rei
Catedrático
 Guerreiro - Artesão  - Servidor.Padre.htmlRei.htmlCatedratico.htmlGuerreiro.htmlArtesao.htmlServidor.htmlshapeimage_5_link_0shapeimage_5_link_1shapeimage_5_link_2shapeimage_5_link_3shapeimage_5_link_4shapeimage_5_link_5shapeimage_5_link_6