Catedrático

 

Dom Pedro II

Polo Positivo: Assimilar, Conhecer, Curioso, Honesto.

Polo negativo: Muita hipótese, Teórico, Confuso, Recluso.

Eixo: Assimilação                                                       

Posição: Neutra                            

Freqüência: Sólida ou Baixa

Cor: Amarelo

Percentagem no Mundo: 14%

Número correspondente aos Papéis: 4


O Papel de “Catedrático”


Outros nomes usados por mim, que tem a mesma conotação que Catedrático: Escolar, Acadêmico, Escolástico, Professor, Cientista.


A característica do Catedrático é assimilar informações, isto é aprender, absorver. Ele é como uma esponja ressecada pelo sol, que de repente é jogado em um balde d’água - o Catedrático absorve até a ultima gota que pode.

Em geral, o Catedrático não tem aquele focos de ensinar o que ele sabe, é mais como uma biblioteca ambulante - fica na dele mas sempre disponível para prover conhecimento a quem pede. É aquela pessoa que parece saber pelo menos um pouco sobre tudo. Astrólogos, geólogos, antropólogos,  cientistas, médicos, acadêmicos, professores universitários, advogados, escritores e autores são as carreiras preferidas dos Escolares.


Polo Positivo


Assimilar, Conhecer, Curioso, Honesto, Diligente, Verdadeiro.

O Escolar tem um tendência ou inclinação à pesquisa. Coleta todo tipo de informação para o resto de nós. Se você pedir uma informação para um Catedrático, a probabilidade é que ele tem a resposta, e se não tiver ele sabe aonde conseguir.  Aquelas almas que tem “crescer” como meta, adora ter uns amigos Catedráticos. Os caras parecem ser uma enciclopédia.


Polo negativo


Muita hipótese, Teórico, Confuso, Recluso, Intelectual demais, Passivo, Exaustivo, Lerdo.

No Polo Negativo, o Catedrático enche o saco com a suas teorias e hipóteses. Ele chega quase a nos lembrar o pregador que bate na porta e não quer ir embora.

Mas como falei acima, pregar não é parte da sua inclinação, se o caso for a Bíblia, a gente vê que sabe todos os capítulos e versículos decor e salteado, mas na verdade não tem a mínima idéia do que está falando.                                                                               

Eixo da Assimilação


Como vimos no diagrama “os 7 papéis” o Catedrático está no centro. Apesar de “escorregar” não ser normal entre os papéis, ao contrário das camadas, o Catedrático gosta de dar um pulo para os outros papéis, dando uma de Padre, Sábio, Rei, Guerreiro, Artesão ou Servidor sempre que lhe der na telha. Sua posição neutra ajuda nisto. Ele até tem sucesso nesta escorregada, especialmente se a sua alma gêmea ou se a sua posição no “casting” for um destes outros papéis, caso contrário a gente vê que ele é uma fraude. 

                                                    

Posição Neutra.


O Catedrático, apesar de ter a posição neutra, tem a tendência de ser “ordinal” ou circunspecto. Sua posição no centro do diagrama facilita escorregar para as posições exaltadas (Padre, Sábio e Rei) também. Em geral, ele evita “escorregar” porque ficar em frente a uma audiência ou platéia não é faz o seu tipo. De preferência, ele que trocar idéias com um ou dois indivíduos.

                         

Freqüência


Quase como o Rei e o Guerreiro, o Catedrático tem uma freqüência baixa, solida mesmo - pé no chão. Ele gosta do plano físico, e não tem muita vontade de “crescer” muito rápido e sair daqui do planeta. O “quase” acima é porque entre os três, o escolar gosta  menos das durezas e desafios que a Terra oferece.


Catedrático e Famosos


Exemplos: Galileo, D. Pedro II, Carlos Castaneda, John Lennon (The Beatles), William Bonner, Renato e Renata (bom dia Brasil), Faustão, Jô Soares., José de Alencar, José Serra, Anthony  Garotinho.Plato, Margaret Mead, David Attenborough, Heraclitus, Karl Marx, Goethe, Leonard Cohen, Robert Oppenheimer, James Joyce, Ho Chi Minh, Alfred Whitehead, Ramana Maharshi, John the Apostle, Hillary Swank, Al Gore, Bill Bradley, Sigourney Weaver, Anthony Hopkins, Helen Hunt, Margaret Thatcher, Jodie Foster, Edwin Hubble, Immanuel Kant, Carlos Castaneda, Galileo, Isaac Newton, Nikolas Tesla, Jane Goodall, Marion Jones (Olympic sprinter), Ludwig Wittgenstein, Ignatius Loyola, Carl Sagan, Richard Nixon.                                                                                                                  

Nota: O uso da palavra “Escolar” é uma tradução direta da palavra “Scholar” usada por Michael em inglês. É uma palavra de origem Latina (scholaris) que “perdeu” o uso no português. Outras traduções poderia ter sido usadas como “historiador erudito”;

Professor Universitário; Catedrático; Acadêmico ou mesmo Escolástico.

Galileo

Catedrático

típico

 

Catedrático

típico

Catedrático

típico

  Os  7 Papéis:- O “SER”  Primário
Padre - Ator - Rei
Catedrático
 Guerreiro - Artesão  - Servidor.Padre.htmlAtor.htmlRei.htmlGuerreiro.htmlArtesao.htmlServidor.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6