Cautela

 
7 Papéis - 7 Metas - 7 Modos
7 Atitudes
7 Desafios - 7 Centros - 7 Corpos7_Papeis.html7_Metas.html7_Modos.html7_Atitudes.html7_Desafios.html7_Centros.html7_Corpos.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6

Cautela: Mais ou menos 20% da população mundial preferem agir com cautela. No Brasil a percentagem é bem maior, daí os grandes problemas que temos com as burocracias irredutíveis. O cauteloso, as vezes age como uma corça em terra de leões - sempre dormindo com  um olho aberto. Muitas vezes a Essência escolhe este modo, devido as experiências e lições, de várias vidas, que ensina que precipitações sempre leva ao perigo e sem falar que a pessoa acaba “quebrando a cara”.

Quando o indivíduo cauteloso “escorrega”* para o assertivo, significa que ele tem certeza do que está fazendo, e o resultado é proficiência. Isto porque todo mundo ao seu redor sabe que ela não faria nenhuma decisão precipitada, portanto ninguém oferece resistência.


Focos: Tome cuidado, pense antes de agir, diplomacia, olhe antes de pular, etc.


Polo Positivo: Deliberação, proceder com cuidado, usar o tempo disponível como aliado, evitar riscos e perigos, cauteloso, diplomático, usar o bom senso e tato, seguro, cuidadoso, prudente, vigilante, circunspecto, discreto, atenção.


Polo Negativo: Fobia, irracional, medroso, supersticioso, atolado, indecisão, irredutível, deliberações que nunca acabam (exemplo: Congresso e Senado norte americano), burocracia.


Eixo da Ação: Cautela faz parte deste eixo porque a ação em si é Cinestético (ciente da posição e movimento das partes do corpo através da atuação sensorial dos órgãos - em outras palavras quando algo está errado, dá aquele frio na barriga).


Posição Ordinal: A cautela, por estar na posição ordinal, tem a tendência de prover uma experiência muito intensa. Pessoas introvertidas preferem este modo de ação, mesmo porque elas são muito sensíveis à possibilidade de que algo pode dar errado. Isto significa que a cautela é mais “auto-kármica do que kármica”.

  

Famosos: Winston Churchill, Eva Vilma, Presidente Dilma Rouseff, Caetano Veloso, Ronnie Von.



Dilma Rouseff




*Veja Eixos e Processos - fim da página para entender o que é escorregar de uma camada para outra.

 
 
Modus Operandi - Como Conquistar as Metas
Paixão   -   Poder   -   Assertivo
Observação
Cautela   -   Reservado   -   PerseverançaPaixao.htmlPoder.htmlAsssertivo.htmlObservacao.htmlReservado.htmlPerseveranca.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6
Modus Operandi - Como Conquistar as Metas
Paixão   -   Poder   -   Assertivo
Observação
Cautela   -   Reservado   -   PerseverançaPaixao.htmlPoder.htmlAsssertivo.htmlObservacao.htmlReservado.htmlPerseveranca.htmlshapeimage_3_link_0shapeimage_3_link_1shapeimage_3_link_2shapeimage_3_link_3shapeimage_3_link_4shapeimage_3_link_5shapeimage_3_link_6