Céptico

 

Cético: Apenas 5% da população escolhem esta atitude. Mesmo porque quase ninguém gosta dos céticos - Os caras parecem duvidar, questionar tudo que as pessoas falam. Eles tem a tendência de suspeitar de quase todos os conceitos.

Mas podemos ver os céticos de um prisma diferente. Eles são aqueles intelectuais que estimulam a mente a duvidar e portanto procuram as respostas por eles mesmos.

Os céticos são as pessoas que relembram os outros que o resultado pode não ser o que esperam. Eles encorajam os outros a considerar as dificuldades que podem aparecer. Eles são portanto as pessoas que fazem as descobertas na ciência, conhecimentos e tecnologias em geral. Eles não concordam com algo só porque algum “perito” diz que é assim... não talvez seja “assado”. As vezes os céticos exageram na suas dúvidas ao ponto de suspeitarem de tudo.

Céticos, por definição é o sujeito que não acredita, ou caracteriza-se como incrédulo.

Uma das características do cético, é que eles podem continuar a duvidar eternamente. Mesmo que eles vêm algo que pode ser bom, eles persistem em duvidar. Quanto maior é o potencial do conceito mais eles duvidam. Eles podem ser implacáveis.

No entanto, depois de tanta insistência, eles forem convencidos de que o negócio está certo, não restando nenhuma sombra de dúvida, eles se tornam os maiores proponentes do conceito, se tornando até advogados da nova idéia. Eles podem pular de um extremo para o outro.

Exemplo de céticos: Advogados,  jornalistas, críticos, auditores, Promotores, etc.


Focos:      Duvido muito”

                “Pode não ser”

                 “Vamos investigar”


Polo Positivo: investigação, procuram olhar em todos os ângulos da situação. Olham nos fatos e não teoria. Esforçam-se para conseguir o conhecimento. Apontam os problemas que os outros não prevêem.


Polo Negativo: Suspeita, duvidando de tudo, não confiam. Neste polo, os céticos começam a argumentar com  todo mundo. Têm uma tendência de fazer tudo mais difícil, adicionando problemas onde problemas não existem. As vezes as suspeitas são tão radicais, que ninguém quer ficar por perto deles.


Eixo da Expressão: O idealista-céptico abranja a atitude que gostaria, acima de tudo, que o mundo fosse diferente do que é. Portanto os idealistas e os cépticos são as pessoas que mais  afetam as mudanças no planeta. O céptico já vê o planeta com descrença.

Que ou aquele que não crê, que duvida de tudo, desconfiado: Exemplo: permanecer céptico diante das promessas dos políticos.
Partidário do cepticismo. Diz-se de certos filósofos cujo dogma era duvidar de tudo.
Grafia no Brasil:
cético


Posição Ordinal: Por ser uma posição ordinal, normalmente os céticos afetam poucas pessoas, tanto positivamente como negativamente. Sócrates, um dos filósofos mais céticos da história, disse: “Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”


Famosos: Apostolo Thomas; Sócrates; Glenn Close, Sigmund Freud, William Shakespeare, William Bonner.


 
 
Tema ou Ponto de vista:
Duvido muito
Pode não ser
Vamos investigar
As 7 Atitudes - Ponto de Vista da Vida
Espiritualista  -  Idealista  -  Realista
Pragmático
Cínico  -  Céptico  -  EstóicoEspiritualista.htmlIdealista.htmlRealista.htmlPragmatico.htmlCinico.htmlEstoico.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6

William Bonner

William Bonemer Júnior

As 7 Atitudes - Ponto de Vista da Vida
Espiritualista  -  Idealista  -  Realista
Pragmático
Cínico  -  Céptico  -  EstóicoEspiritualista.htmlIdealista.htmlRealista.htmlPragmatico.htmlCinico.htmlEstoico.htmlshapeimage_3_link_0shapeimage_3_link_1shapeimage_3_link_2shapeimage_3_link_3shapeimage_3_link_4shapeimage_3_link_5shapeimage_3_link_6