Crescimento

 

Crescimento constitui 40% da população terrestre e do Brasil, junto com Aceitação que são 30% - são os dois maiores grupos dentro das Metas. Crescer pode tomar vários aspectos como aquela sede de saber, ter novas experiências, procurar novos estímulos para viver. As vezes esta sede é tão forte que beira na ganância, no apetite do aprendizado, os intelectuais querem ler tudo quanto é livro que julgam prover estimulo.


Focos: “Quero crescer e me desenvolver”

            “Parece interessante - vou tentar”

            “Será que estou no caminho certo?”

            “Tenho que correr, a vida é curta”

            “Tantos homens (ou mulheres) e tão pouco tempo”

            “Não deixa para amanhã o que pode fazer hoje”

            “Mineiro não perde o trem”- Por que não, será.


Polo Positivo: Evolução, clareza, progresso, compreensão, vontade.

No polo positivo, marchamos adiante, fazemos progresso, entendemos as nossas lições. A evolução nos dá um sentimento de “consegui - cheguei - entendi”. Uma maneira de ficar no polo positivo é crescer na nossa velocidade, no nosso próprio tempo. Dar o passo de acordo com o tamanho das pernas. Calma... calma....calma - chegaremos lá, por isto que temos uma eternidade ao nosso dispor.


Polo Negativo: Confusão, passo maior que as pernas, avoado.

Confusão é apenas um tipo de auto-decepção. Aparentemente parece que estamos confuso, mas na verdade somente não gostamos das escolhas disponíveis. Não queremos fazer uma decisão porque parece que todas as escolhas são ruins e vão dar “zebra”.  Portanto confusão é apenas um tipo de enrolação.  Forçar a barra causa estresse, tensão e eventualmente problemas emocionais e físico.


Eixo da Inspiração: Pessoas com a meta de crescimento inspira outras porque não perdem tempo. As vezes quando exageram no aprendizado...isto é...vamos ver....ler muitos livros ao mesmo tempo, corre o risco de ficar confuso, daí a necessidade de parar um pouco para reavaliar o que já aprendeu. Se dá então uma escorregada por este eixo para o polo positivo da reavaliação (simplicidade) para digerir o que aprendeu, podendo eventualmente escorregar de voltar para o polo positivo do crescimento que é evolução, prosseguir então no crescimento.


Posição: Cardeal ou Exaltado.


Famosos: Shirley Maclaine; Steven Spielberg; Kevin Kline; Eike Batista; Gugu; Lauro Trevisan, Padre Fábio de Melo; Chico Xavier, Gasparetto.

As 7 Metas: O Motivador Primário
Crescimento  -  Aceitação  -  Dominação
Relaxamento
Submissão  -  Discriminação  -  Reavaliação7_Metas.htmlAceitacao.htmlDominacao.htmlRelaxamento.htmlSubmissao.htmlDiscriminacao.htmlReavaliacao.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6shapeimage_1_link_7