Emocional Superior

 

Centro Emocional Superior: Neste Centro encontramos o Amor Incondicional - Ágape. Reconhecemos emocionalmente a nossa conexão com o resto da humanidade e com todos os seres vivos do planeta incluindo os animais, plantas, rochas e o reino dos minérios. Somos um com tudo que existe, inclusive com o Universo (Galáxias, constelações, astros). Este é um passo acima do reconhecimento intelectual.

Apreciar a beleza de uma rosa, o mistério de algum animal ou planta completamente adaptado com o seu meio-ambiente, ouvir uma linda canção, admirar as criações da natureza, tudo isto vem deste centro superior.


Focos:                                    Eu e o Pai somos UM

                “Somos UM com o nosso próximo”

               “Somos Deus” (Salmo 82:6 - João 10:34)



Polo Positivo: Amor Incondicional. Aqui a lei suprema, ensinado por Jesus faz sentido: “Amar a Deus com toda a força da nossa mente e do coração e os nossos irmão como a nós mesmos” - mas é claro que para isto ser verdade, temos que amar a nós mesmos, e muitas vezes este amor próprio não existe ou não é manifesto nas pessoas, devido a auto-depreciação.  Isto mostra claramente que a lição número um é aprender a nos amar primeiro para depois sabermos  amar a Deus e ao próximo.

Aqui também aprendemos que o “próximo” é nós mesmos! Somos um com tudo e todos. Não somos “um” só com as pessoas formosas e  inteligentes como somos também “um” com aquele bêbado que dorme na rua, com aquelas pessoas que vivem puxando briga com a gente, somos “um” até com.... (senta-se numa cadeira e segura a sua respiração, por aqui vai...) somos um com Hitler...

O Amor Incondicional é a razão principal de estarmos aqui na Terra - na Dimensão Física. Só depois de termos um comando total do Ágape, é que poderemos seguir em frente para os planos superiores. O nosso equilíbrio emocional vem deste centro.


Polo Negativo: Intuição. Apesar da Intuição ser o “polo negativo”do Centro Emocional Superior, neste nível realmente não existe nada negativo. Intuição na verdade é uma coisa boa. Aqui Michael quer nos mostrar que neste níveis superiores não existe nada “ruim”. Quando rezamos, nós estamos conversando com Deus, e a intuição é Deus conversando de volta com a gente. Assim como a percepção vem para nós através da mente e dos cinco sentidos (audição, visão, tato, paladar e o olfato), a intuição vem através do coração - do centro emocional. Já foi provado que os nossos 5 sentidos nos enganam, dão informações que muitas vezes são incorretas, já a intuição nunca está errada, apenas mal interpretada ou ignorada.

Na nossa sociedade as mulheres são “permitidas”a usar a intuição, já os homens preferem a “razão”. Aqui gostaria muito de sugerir aos “machões” que é para o seus próprios interesses ou para o seu próprio bem, reconhecer e valorizar as suas intuições.

A Intuição é um alto nível da capacidade de “ler ou entender”os outros através da nossa empatia.  Empatia é a faculdade de perceber de que modo uma pessoa pensa ou sente. Embora não tenhamos conhecimento direto da mente dos outros, muitas vezes podemos fazer suposições bastante precisas acerca da maneira como as outras pessoas sentem ou no que pensam.

A habilidade psíquica (Mediunidade ou sensibilidade) é a faculdade que todos temos, só que certas pessoas afinam esta habilidade e outras ignoram. Qualquer pessoas com vontade e dedicação pode ser um outro Chico Xavier.

Os Psíquicos sentem o que está acontecendo no caminho da vida de outras pessoas, através deste polo. A razão que Intuição está no polo “negativo” do Centro Emocional Superior, é porque a nossa capacidade de interpretar o que estamos intuindo, não é tão perfeito como quando usamos o polo “positivo” deste centro - o amor incondicional. Neste nível a nossa interpretação é perfeita, sem erros.

Esta é a grande realização do Mestre Jesus, que nos ensina da Dimensão Messiânica.


Eixo daExpressão: Este eixo nos permite expressar o nosso amor, a nossa simpatia e compaixão com todos os entes vivos do planeta. É o nosso darma (nossa natureza) ajudar os mais fracos, os que no momento não estão em condição de se ajudar!

Dizem que o escorpião não sabe nadar. Existe uma anedota antiga que fala sobre um monge budista, que em frente aos seus discípulos, tirou do raso de um córrego, um escorpião que estava para se afogar. No processo, o escorpião o picou. Dai a pouco o escorpião caiu de novo no riacho, o monge o salvou e de novo foi picado.

Pela terceira vez, ele cai na água, e novamente o monge  o retirou com muita delicadeza para não o machucar,  e mais uma vez o danado mandou uma ferroada na sua mão. Já indignados, os discípulos intersetaram: “Mestre, porque salvar o escorpião se ele te paga com o ferrão ? O Monge respondeu: É o darma do escorpião ferroar e é o meu darma  salvar.

Assim cabe a cada um de nós, nos expressar de acordo com a nossa Natureza Divina - o amor incondicional.


Posição Cardeal ou Exaltada: Esta posição indica que o modo como nos expressamos, atingem não só a nós mesmos, mas como a muita gente no desenrolar da nossa vida. O amor expresso por Jesus, Maria e José há mais de dois mil anos atrás, ainda reflete em nós, no século 21.

   

Famosos: Jesus Cristo, Nossa Senhora, São Francisco de Assis, Santa Teresa d’ávila,  Ramakrishna, Muktananda, Maharishi e Paramahansa Yogananada.

São Francisco de Assis

 
Os 7 Centros: Ponto das Ações e Reações

Intelectual Superior - Emocional Superior - Energético Superior
Instintivo
Energético   -   Emocional   -   Intelectual

Partes  & Armadilhas do CentroIntelectual_Superior.htmlEnergetico_Superior.htmlInstintivo.htmlEmocional.htmlEmocional.htmlIntelectual.htmlPartes_%26_Armadilhas.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6shapeimage_1_link_7

Jesus Cristo

Nossa Senhora



Os
Centros
Superiores

Verdade

Amor

Energia
Intelectual Superior
Emocional Superior
Energético Superior