Estóico

 
As 7 Atitudes - Ponto de Vista da Vida
Espiritualista  -  Idealista  -  Realista
Pragmático
Cínico  -  Céptico  -  EstóicoEspiritualista.htmlIdealista.htmlRealista.htmlPragmatico.htmlCinico.htmlCeptico.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6

Estóico*: Apenas 5% da População Mundial. O estóico vê a vida de um prisma de “aturar” os acontecimentos do dia a dia. “Eu agüento qualquer coisa - Deixa comigo” seriam expressões cotidianos das pessoas com este tipo de atitude. Quase nunca elas expressam os seus sentimentos de uma maneira “aberta”, o que dificulta outros saberem o que elas estão pensando. Pessoas que são estóicas tem a capacidade natural de passar por situações difíceis e saírem intactos, sem “caírem aos pedaços”.

 

Focos:  “Só quero sombra e água fresca”

              “Uma rede pra deitar”

              “Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”

             

Polo Positivo: Tranqüilidade, paz, calma, compostura, quietude,  serenidade, sossego, equanimidade e  equilíbrio. Neste polo os estóicos vive a vida “sombra e água fresca” - muita tranqüilidade. Enquanto o resto do mundo está “correndo atras”, eles preferem uma rede pra dormir, uma cascata para tomar um banho refrescante, e como diz o Jair Rodrigues na musica “disparada - ouvindo a sua majestade o sabiá.” Fazer limonada do limão.



Polo Negativo: Resignação, fatalismo, passividade, desistência, se render. No polo negativo, o estóico se rende, desiste, se resigna aos tropeções da vida, sem nenhuma vontade de enfrentar as batalhas que a vida nos impõe. Sempre muito de cara fechada, largado na vida, recusando ajuda e partindo para o síndrome de vítima - coitado de mim...


Eixo da Inspiração: Estóicos, como os Espiritualistas pertencem ao eixo da inspiração, o que permite a personalidade ver as coisas através de um “quadro maior”. Quando elas “escorregam” para a atitude Espiritualista, conseguem ver como as coisas “poderiam ser - porque não?”. Enquanto as outras atitudes tem a tendência de fazer algo da vida, dar a volta por cima... os estóicos aceitam o mundo  do jeito que ele é. 


Posição Ordinal: Nesta posição, o estóico afeta poucas pessoas, na verdade ele afeta ele mesmo, criando o que se chama de “auto karma”.


Famosos: Ex-Presidente Lula, Presidente Dilma, Boa parte da população brasileira quando se fala em política ou políticos, Marlon Brando, Joan Baez, Felipe Scolari, Ronaldinho Gaúcho.   

 
Tema ou Ponto de vista:
“Deixa para lá”
“Seja lá o que for”
“Sei Lá”

Significado de Estóico

adj. e s.m. Relativo ao estoicismo; adepto dessa filosofia. / Fig. Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça.