Ganância

 

Ganância: Ganância é a sensação de querer mais, de desejar, baseado no medo de que o Universo não tem o “suficiente” para todos, portanto “deixe eu agarrar máximo  que posso, agora”. Esta sensação vai de encontro com a mentalidade da escassez o oposto da mentalidade de abundância.

Temos apenas que observar magnatas como  Eike Batista, o brasileiro mais rico do país. Pessoas deste gabarito pode perder tudo o que tem, e dentro de alguns anos, volta a ter tudo de novo. Já, a pessoas que tem a mentalidade da escassez pode passar a vida toda trabalhando feito um burro, ainda vivendo de pagamento a pagamento.

Indivíduos com este desafio, tem um EGO enorme, sem limites no que deseja. Ganância esta do lado oposto da Auto-destruição, porque  os gananciosos acho que tem direito a tudo, e o resto do mundo tem prover para eles. Tanto a Ganância como a Auto-destruição são de orientação interna, ou seja, vem do medo de “não ter”e do medo de “não ter o valor suficiente para permanecer no planeta”.

O desafio da ganância se encontra mais em pessoas que usam a parte intelectual do Centro Emocional. 15% da população mundial escolheram este desafio.

Muitas vezes a ganância se manifesta nas pessoas através de um corpo insaciável por comida, sexo, drogas, bebidas e até conhecimento. Exemplo: encher a casa de livros quando obviamente não tem tempo pra ler todos - é como se pensássemos assim: “Se eu não aprender tudo nesta vida, os conhecimentos vão desaparecer do universo e eu vou ficar na mão”. Ganância pode também se manifestar não só intelectualmente como fisicamente e  emocionalmente.

Portanto as pessoas gananciosas podem comer mais do que precisam. Tendo sexo indiscriminado facilitando a impregnação de doenças. Bebendo mais do que o corpo tolera, lendo e tentando aprender mais do que é apropriado causando confusão intelectual, etc.


Focos: Medo da escassez; Indisponibilidade; penúria; falta; insuficiência; Medo de morrer de fome ou de frio; Buraco sem fundo.


“Minhas necessidades são maiores que a minha renda”

“Nunca tenho tudo que eu quero”

“Quero mais e mais e mais”

“Quero tudo e quero agora”


Polo Positivo: Altruísmo, apetite, prazer, satisfação. No polo positivo as pessoas tem um desejo enorme de crescer, de procurar uma vida melhor, fazer a diferença na sua vida e na vida dos outros, compartilhar. Dar valor nas experiências da vida. Expressão: “Quem tudo quer tudo perde”.


Polo Negativo: Voracidade, sofreguidão, miserável, mesquinho, destituído, somítico, avara, sovina, sede de dinheiro e fome de possessões.

No polo negativo as pessoas se tornam mesquinha e sovina. Não conseguem compartilhar e os “outros que se danem”. Só cuidando do numero um (ele). Chegam ao ponto de ser pego no mundo material de tal forma que desequilibra o crescimento espiritual. Parte do polo negativo, é o medo de perder até o que já tem.

O remédio para a ganância é procurar o equilíbrio, através do mesmo processo já descrito em outras páginas de “escorregar” do polo negativo da ganância para o polo positivo do oposto “ a auto-destruição”que é o sacrifício, e voltar para o polo positivo da ganância, que é o apetite pela vida, o altruísmo. Veja o gráfico abaixo:


Gráfico:




Eixo da Expressão: A Ganância é uma forma de expressão de uma mentalidade de “falta”, com conseqüências fulminantes para o nosso corpo físico, emocional e intelectual. Quando esta mentalidade atinge o nosso centro instintivo, ela pode se manifestar em forma de assédio sexual, roubos e até guerras entre pessoas e países.


Posição Cardinal: Esta posição cardinal explica como a ganância atinge negativamente não só a pessoa que a pratica, como outras pessoas e países. A história do nosso planeta esta saturado de exemplo gananciosos de expansão territorial, imposição de cultura o religião


Famosos:  Adolph Hitler; Impérios britânico, espanhol, português e atualmente os os militares norte americanos e ingleses. políticos ao redor do mundo; Napoleão; Jim Carrey; Maria Antonieta; militares brasileiros durante a ditadura brasileira; Saddam Hussein; Líderes religiosos no Irã; Idi Amin; Papa Doc; Rainha Vitória. 

 
 
Os 7 Desafios: bloqueios contra as Metas 
Arrogância -  Ganância -  Impaciência
  Teimosia
  Martírio - Auto Destruição - Auto DepreciaçãoArrogancia.htmlImpaciencia.htmlTeimosia.htmlMartirio.htmlAuto-Destruicao.htmlAuto-Depreciacao.htmlhttp://livepage.apple.com/shapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6