Observação

 
7 Papéis - 7 Metas - 7 Modos
7 Atitudes
7 Desafios - 7 Centros - 7 Corpos7_Papeis.html7_Metas.html7_Modos.html7_Atitudes.html7_Desafios.html7_Centros.html7_Corpos.htmlshapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6

Observação: É o mais popular dos modos -  50% da população mundial, e mais ou menos a mesma percentagem no Brasil.

Por ser neutro e estar “no centro”(veja o gráfico Modos) facilita o fenômeno de “escorregar” para qualquer outro modo. Aprender observando causa menos dor do que “passar”pela dor, isto é óbvios.

As pessoas em “observação” aproximam-se das suas metas ou da vida em geral olhando o que está acontecendo ao seu redor.  Esta propensão em observar explica o entusiasmos do espectador de esportes, paradas ou televisão.

As vantagem da observação é que podemos “olhar antes de pular, pensar antes de agir”. Observação pode ser confundida com Cautela por ter o mesmo sabor. Pessoas usando tanta a cautela como a observação gostar de escorregar de uma para outra.

Pelo fato de observação ser neutra, os indivíduos usando este modo parece um tanto modesto quando entra numa festa. No entanto, é fácil identifica-las porque perdem poucos detalhes do que está a acontecendo ao seu redor.

Um marco destes tipos é que são bastante desapegadas, mesmos alheadas e passivas, observando a energia do seu ambiente em vez de participar ativamente. Quando a observação é usada com outras camadas neutras, o olhar e o comportamento da pessoa pode ser excessivamente desolada, vazia. Observação é o modo preferido dos catedráticos, dos pesquisadores, escólares e cientistas.


Focos:    “Vamos ver”

                “Prefiro aprender observando’

                “Adoro ver o mundo passar”

                “Olhe antes de pular (ou atravessar a rua)”


Polo Positivo: Clareza; ciente; alerta, em atenção.

Pessoas no polo positivo vê os outros como eles são de verdade, com clareza. É difícil enganar alguém que é um bom observador.


Polo Negativo: Fiscalização; espião; espreitador, espião, vigiar.

É difícil confiar na pessoa quando operando do polo negativo. Parece que sempre estão espreitando a gente; espionando tudo que fazemos - dando vontade de gritar com eles “Procure uma vida para viver - poh!”.


Eixo Neutro: Umas da razões que a observação é tão popular, é porque é fácil de se “escorregar” para qualquer outro modo, por exemplo usar a energia da paixão, ser assertivo ou resolver ser reservado, de uma forma temporária e quando atingimos o nosso objetivo podemos voltar para a neutralidade da observação.

Outro motivo é o fato de se poder aprender uma lição observando as encrencas dos outros sem tomar parte das mesmas ou aprender ser um ótimo líder sem ter que ir pro exército para aprender técnicas de liderança.


Posição Assimilativo: Como mencionei acima, podemos assimilar lições sem passar pelas experiência duras.


Famosos: Ator Robert Downey Jr.; Ammachi; Gillian Anderson; Príncipe Andrew (da Inglaterra); Aristóteles; Marcus Aurélius; Meher Baba; Kevin Bacon; Antonio Banderas; Botticelli; Augustus Caesar; Carlos Castaneda.

 

Ammachi- Jai Jai Janani

(Alma Velha - 7º nível - Transcendental)

Modus Operandi - Como Conquistar as Metas
Paixão   -   Poder   -   Assertivo
Observação
Cautela   -   Reservado   -   PerseverançaPaixao.htmlPoder.htmlAsssertivo.htmlCautela.htmlReservado.htmlPerseveranca.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6
Modus Operandi - Como Conquistar as Metas
Paixão   -   Poder   -   Assertivo
Observação
Cautela   -   Reservado   -   PerseverançaPaixao.htmlPoder.htmlAsssertivo.htmlCautela.htmlReservado.htmlPerseveranca.htmlshapeimage_3_link_0shapeimage_3_link_1shapeimage_3_link_2shapeimage_3_link_3shapeimage_3_link_4shapeimage_3_link_5shapeimage_3_link_6