Pragmático

 

Pragmático: 20% da população mundial e do Brasil são pessoas Pragmáticas. Indivíduos com esta atitude são muito bem organizados na vida; são peritos em eficiência, eles sabem como fazer atalhos para economizar energia e gerenciar o seu tempo. Profissionalmente eles são ótimos nutricionistas, economistas, diplomáticos e supervisores.

Esta atitude prática vê o mundo de um prisma de como tudo deve ser.  São pessoas bem focalizadas, e são aqueles que gostam de criar regras e regulamentos para tudo na vida. Estrutura é importante para eles, e como conseqüência as almas crianças preferem esta atitude. Geralmente elas são as pessoas que insistem em reforçar estruturas.

Os pragmáticos são os peritos em reduzir tudo que possível para as funções e fórmulas mais simples.


Focos:     “Faça do meu jeito”

                “Deve Ser”


Polo Positivo: Prático, organizado,  metódico e estruturado. Também simples, funcional e armador de estrutura que faz sentido.

O Pragmático, no polo positivo demonstra bom julgamento na criação de regulamentos. Prestam atenção nos prós e contras das implementações de regras nas atividades diárias. As vezes ele  até relembra a gente do realista, no sentido que ele pega o que ele acha de deve “ser assim” (focos do realistas) e procura ser prático para ver se funciona melhor.


Polo Negativo: Dogmático, pregando suas opiniões, mente estreita, rígido, sempre criando burocracias,

Neste polo, o pragmático deixa as regras regular a sua vida ao ponto de deixá-lo prostrado e dar com a cara na parede. Ele se torna dogmático, impondo o seu ponto de vista, por achar que o seu jeito é o único jeito.

Ignoram os sentimentos dos outros e as vezes até usam coerção (polo negativo do guerreiro). Dogmatismo se apresentam constantemente em certas religiões, que pregam algo que eles não podem provar e exigem que a população tenham fé naquilo que dizem ser verdade. Exemplo: rezar certas horas do dia, praticar certo rituais que perderam o significado através dos séculos, etc.


Eixo da Assimilação:Assimilar algo tem a ver com incorporar. Estabelecer comparação: assimilar um caso a outro. Fisiologia. Transformar, converter em sua própria substância: o organismo assimila mais facilmente certos alimentos que outros.
Fazer seu, fazer penetrar em si pela inteligência: certos alunos não assimilam o que aprendem.


Posição Neutra: Pragmatismo é a posição neutra, e isto facilita escorregar para as outras atitudes usando os eixos da inspiração, expressão ou ação. Esta é a grande vantagem de todas a posições neutras das camadas (exceto os papeis que não escorregam). A desvantagem é que eles tem a tendência de ignorar os prazeres da vida e como se divertir no dia a dia. O modo eficiente nem sempre é o mais divertido.Ignoram a família, sentimentos, relacionamentos e a  beleza. Nunca tem tempo para parar e cheirar a flor.


Famosos: Gillian Anderson; Margaret Mead;


Margaret Mead Ensinava que a:

Cortesia, modéstia, boas maneiras, conformidade são universais para os padrões éticos definitivos, mas o que constitui a cortesia, a modéstia, as boas maneiras e os padrões éticos definitivos não é universal. É instrutivo saber que os padrões diferem nas formas mais inesperadas.






*Pragmatismo:

1 Ênfase no pensamento filosófico na aplicação das idéias e das conseqüências práticas de conceitos e conhecimentos; filosofia utilitária.

2 Tratamento dos fenômenos históricos com referência especial às suas causas, condições antecedentes e resultados.

3 Consideração das coisas de um ponto de vista prático. Exemplo: Ir para o supermercado com uma lista do que se precisa, em vez de comprar coisas baseado no impulso.

 
 
Tema ou Ponto de vista:
Deve Ser
As 7 Atitudes - Ponto de Vista da Vida
Espiritualista  -  Idealista  -  Realista
Pragmático
Cínico  -  Céptico  -  EstóicoEspiritualista.htmlIdealista.htmlRealista.htmlCinico.htmlCeptico.htmlEstoico.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6