Teimosia

 

Teimosia: Aproximadamente, 20% da população mundial, usa a teimosia com o seu desafio. Felizmente, sobra 80% que estão dispostos a re-pensar e refletir nas suas convicções, senão o planeta ficaria em um estado de paralisia constante.  O focos da teimosia é devido ao medo de mudar o pensamento, mesmo que seria bom para a pessoa a curto ou longo prazo.

Este desafio colabora como um  “freio” ao desenvolvimento espiritual, ou mesmo intelectual, emocional e energético. Elas se recusam a ver outras possibilidades. Teimosos acham que são donos da verdades, e não dão ouvidos às sugestões de pessoas ao seu redor, especialmente se consideram estas outras pessoas menos “evoluídas”. Dito isto, os teimosos são também visto do ponto de vista de que são “arrogantes”.

“Lavagem cerebral” imposta pelos pais em seus filhos quando pequenos, tornam-se umas das coisas mais difíceis para retirar da consciência. Muitos chegam até a idade de 35 anos de idade antes de conseguir distinguir quais são os seus valores e crenças e quais são  dos pais. As vezes precisam de “dinamites” para a própria pessoa remover certas idéias, ensinadas pelos mais velhos.

É fácil ver isto com ensinamentos das religiões, que quando correta é ótima, mas se errados, causam dilema pelo resto da vida, deixando que a pessoa se sente em um “beco sem saída” mesmo sabendo que ha outras possibilidades.   


Focos:                          “Medo de mudanças”

“Daqui não saio, daqui ninguém me tira”

“Já decidi, está decidido”



Polo Positivo: Determinação; resoluto, forte intenções, propósitos fixos.

No polo positivo, os determinados, conseguem atingir as suas metas com mais facilidade. São pragmáticos com os seus planos. Por exemplo, se a pessoas já com a jovem idade de 15 anos, quer conhecer a Europa, elas começam a economizar dinheiro, aos 18 já tiram o passaporte, logo após já começam a pesquisar os países que estarão dentro do seu orçamento financeiro. É então apenas questão de tempo, elas se acham no lugar mais almejado. Teimosos operando do polo positivo, são consistentes nas suas opiniões e propósitos, forjando para frente o crescimento espiritual.

Determinação, normalmente é o ingrediente do sucesso na nossa sociedade. O teimoso determinado prossegue em uma direção que planejou apesar dos obstáculos.

 

Polo Negativo: Obstinado, Obsessivo, cabeça dura (ou oca), recusa de ceder ou dar ouvidos aos outros, imultavel, teimosa com uma mula, fechado.

No polo negativo, a teimosia torna-se obstinada. A pessoa parece cega com tudo e todos ao seu redor. No meio de uma sugestão dos outros, eles dizem “Não !!!”.  É o lugar aonde a pessoas “enterram” o salto alto. Tudo isto simplesmente pelo medo de “mudar”.


Eixo da Assimilação: Teimosia está na posição Neutra do gráfico (veja Desafios).  Isto significa que ela não inspira, nem expressa e muito menos toma alguma atitude exceto que esta posição permite facilmente escorregar para os outros desafios através destes eixo. Por exemplo, uma pessoa teimosa pode escorregar para a ganância ou auto-destruição pelo eixo da expressão, ou escorregar para a auto-depreciação ou impaciência através do eixo da ação... etc.

Isto significa que dificulta muito a “ler” pessoas com este desafio, porque uma hora parece que eles são teimosos, daqui a pouco aparentam ser impaciente, logo após toma uma atitude de arrogância, e assim vai.

No eixo da assimilação, as pessoas se tornam mais aptas a aprender ou assimilar o que está acontecendo no passar da vida. Apesar da teimosia ter a ver com medo de mudança e ser cego para as lições da vida, a sua localização no eixo da assimilação mostra que nem tudo está perdido. As pessoas acabam evoluindo mesmo que no passo de uma lesma.

  

Famosos: Glenn Close, Jane Fonda, Mahatma Gandhi, Charlton Heston, Margaret Thatcher, ex-presidente Geisel, Dilma Rousseff, A maioria dos líderes de todas as religiões, especialmente os muçulmanos - Os  Ayatollahs




Dilma Rousseff

 
 
Os 7 Desafios: bloqueios contra as Metas 
Arrogância -  Ganância -  Impaciência
  Teimosia
  Martírio - Auto Destruição - Auto DepreciaçãoArrogancia.htmlGanancia.htmlImpaciencia.htmlMartirio.htmlAuto-Destruicao.htmlAuto-Depreciacao.htmlhttp://livepage.apple.com/shapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2shapeimage_1_link_3shapeimage_1_link_4shapeimage_1_link_5shapeimage_1_link_6